Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho tem nova coordenação
O Sindicato dos Auditores Fiscais da Bahia (SAFITEBA) foi eleito para coordenar o Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (FORUMAT), instituição que congrega dezenas de entidades sindicais, não governamentais e instituições públicas e que tem papel fundamental na defesa da saúde, segurança e das condições de trabalho do trabalhador e da trabalhadora. A eleição foi realizada no dia 14 de março, com a presença de diversas entidades públicas e sindicais. A vice coordenação ficará com o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combistíveis da Bahia (SINPOSBA). Ainda por proposta da representação do SAFITEBA os mandatos da coordenação foram reduzidos de dois anos para um ano e com uma alternância entre entidades públicas e organizações da Sociedade Civil.
Para o SAFITEBA este é o momento de ampliar a mobilização e participação popular como algo importante para a construção e fortalecimento das políticas públicas de proteção aos trabalhadores. O SAFITEBA reforça, ainda, que a participação do movimento sindical na coordenação do FORUMAT será importante para dar autonomia à instituição. Entre as tarefas prioritárias do Fórum está a conclusão do seu plano de trabalho para 2025, com ênfase no debate sobre a redução da jornada, além de algumas datas importantes no calendário dos trabalhadores como o dia 28 de abril – Dia Mundial em Memória das Vítima de Acidentes e Doenças do Trabalho e o dia do Trabalhador, celebrado em 1º de Maio.
Ainda durante a reunião, foi aprovada uma moção em desagravo à Auditoria Fiscal do Trabalho na Bahia, pela posição da gestão municipal em relação à identificação das situações análogas à escravidão durante o Carnaval de Salvador, quando 303 trabalhadores ambulantes foram identificados pelos AFT’s em situação de trabalho precária.