Safiteba participa do Seminário dos 15 anos da Coetrae-BA: Trabalho Escravo: Conhecer para Combater. Evento começa nesta quinta (25)
Nesta quinta (25) e sexta-feira (26), das 08 às 17 horas, acontece o Seminário dos 15 Anos de atuação da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae-BA), na sede da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT/BA), localizada no bairro do Comércio, em Salvador. A atividade, com transmissão pelo YouTube, é voltada a servidores públicos, rede de combate ao trabalho escravo, universidades e demais atores envolvidos na temática e integra as ações pelo Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil, celebrado em 28 de janeiro.
O Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia (SAFITEBA) explica que o evento “COETRAE-BA 15 ANOS – Seminário do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo” vai reunir importantes atores na promoção do trabalho decente para discutir e conscientizar sobre a importância da erradicação da escravidão contemporânea, enfatizando os avanços, desafios e medidas necessárias para sua prevenção. Também haverão momentos para o debate sobre as políticas de combate ao trabalho análogo ao de escravo quando serão pontuados os desafios para a realização das ações de inspeção, as precárias condições de trabalho e a falta de regulamentação do Bônus de Eficiência que levaram os Auditores-Fiscais do Trabalho (AFTs) a suspender novas ações como forma de chamar a atenção do Governo Federal para os problemas enfrentados.
Durante o evento, será lançado o documentário “Servidão”, dirigido pelo cineasta Renato Barbieri, que estará presente no evento. O filme conta com a participação e depoimentos de vários AFTs e aborda a temática do trabalho escravo contemporâneo, com foco na Amazônia brasileira. “Este documentário valoriza a nossa carreira. É um reconhecimento da nossa importância para o combate dessa chaga que é a exploração do homem pelo homem,” destaca Mário Diniz, AFT e diretor do SAFITEBA.
Mário, que na sexta-feira (26), participa do Painel “Estratégias para Combate ao Trabalho Escravo” com representantes de várias instituições, lembra que no dia 28 de janeiro também é comemorado o Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho. A data foi instituída em memória aos AFTs João Batista Lage, Eratóstenes Gonçalves e Nelson Silva, e ao motorista Aílton Oliveira, assassinados em Unaí (MG), enquanto investigavam denúncias de exploração de trabalho análogo ao de escravo na região. “Este momento é de celebração do nosso trabalho, mas também de recordarmos dos nossos colegas mortos há vinte anos da Chacina de Unaí e refletirmos sobre a valorização que categoria merece e como a morosidade da justiça nos julgamentos pelos que exploram o trabalho escravo reflete nas ações da Inspeção e perpetua a escravidão contemporânea.
O Coetrae-Ba 15 Anos é uma iniciativa da SJDH, através da Coetrae-BA, da qual o SAFITEBA é membro. A participação do público foi garantida mediante inscrição prévia e já encerrada.
Acesse a Programação aqui.
Serviço
O quê: COETRAE-BA 15 ANOS – Seminário do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo”
Data: 25 e 26 de janeiro
Local: Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Av. Jequitaia, nº7 – Comercio, Salvador – BA, 40015-902
Evento para convidados e inscritos previamente, com transmissão aberta ao público no canal da SJDH no YouTube (https://www.youtube.com/@sjdhbahia/).