SAFITEBA articula garantia de benefícios para AFTs no orçamento no governo Lula

O Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia (SAFITEBA) pressiona o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aliados para que garanta, no orçamento de 2024, demandas que não avançaram durante o primeiro ano da nova gestão. Entre os dias 18 e 20 de dezembro, dirigentes da entidade, juntamente  com representantes da Associação Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (ANAFITRA), se reuniram com representantes da base do Governo Federal, entregaram a Carta Aberta e defenderam pautas antigas da categoria, como a regulamentação e pagamento do Bônus de Eficiência para servidores da Inspeção do Trabalho.

Na Câmara dos Deputados, em Brasília, os dirigentes sindicais visitaram o gabinete do Deputado Federal Luiz Couto (PT/PB), onde foram recebidos com muita atenção para um diálogo sobre a questão do orçamento e sua votação, além da regulamentação do Bônus de Eficiência. Na oportunidade, a comitiva entregou a Carta Aberta ao deputado, que tem sido um grande parceiro da categoria.

Já no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), representantes do SAFITEBA se reuniram com o Secretário Executivo, Francisco Mecena, que apresentou atualizações sobre o processo do Bônus de Eficiência , já concluso no Ministério da Inovação e da Gestão em Serviços Públicos (MGI), para ser encaminhado à Casa Civil.

O grupo também se reuniu com o procurador do MTE, dr. Ricardo Pael Ardenghi, para tratar de temas de interesse da autoria fiscal do trabalho. Durante a reunião, foi discutida a importância da abertura de espaço para relacionamento e entendimento com a categoria, bem como a necessidade da criação do fundo destinado aos Auditores Fiscais do Trabalho, quando foi apresentada a proposta de parceria com o MPT ou através de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

O SAFITEBA segue firme na luta dos interesses da categoria e pelo fortalecimento da unidade sindical na Bahia.