Luiz Marinho reassumirá o Ministério do Trabalho

Nesta quinta-feira, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o nome do ex-ministro e deputado federal eleito, Luiz Marinho, para assumir o Ministério do Trabalho a partir de 2023.

Após mais de seis anos de destruição dos órgãos de regulação do trabalho, com o Brasil ostentando os maiores índices de acidentes de trabalho e informalidade, o anúncio do novo ministro indica que é chegada a hora do Sindicato dos Auditores-Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia (SAFITEBA) apresentar as pautas defendidas pela categoria, para que a Inspeção do Trabalho volte a ter status de Secretaria, que sejam disponibilizadas verbas suficientes para dar efetividade às ações fiscais e que seja realizado o Concurso Púbico urgente.

“Com a confirmação do deputado Federal Luiz Marinho, que já ocupou a pasta anteriormente, esperamos a reconstrução de fato do Ministério do Trabalho, valorização da Inspeção do Trabalho e dos direitos dos trabalhadores, depois de mais de meia década de precarização e desmonte do nosso Ministério e da Auditoria Fiscal do Trabalho”, afirma Mário Diniz, presidente do SAFITEBA.

Luiz Marinho – Foto: Divulgação

 

Luiz Marinho é formado em Direito. Foi metalúrgico na década de 1970. Em 1996 foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e reeleito nos anos de 1999 e 2002. Ocupou o cargo de Ministro do Trabalho entre os anos de 2005 e 2007, quando assumiu o Ministério da Previdência Social.