Home / NOTÍCIAS / SAFITEBA participa do V Encontro Nacional das Coetraes em Ilhéus/BA

SAFITEBA participa do V Encontro Nacional das Coetraes em Ilhéus/BA

CONTRAE2

Com a participação de auditores fiscais do Trabalho, procuradores do Trabalho, representantes governamentais, sociedade civil e organizações internacionais foi realizado o V Encontro Nacional das Comissões Estaduais para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetraes), para tratar sobre o Combate ao Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

O evento aconteceu entre os dias 04 e 06 de setembro, no Hotel Praia do Sol, em Ilhéus, no sul da Bahia.

O Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia – SAFITEBA, representado por sua presidente – AFT Lidiane Barros, apresentou juntamente com o procurador do Trabalho Ilan Fonseca o painel sobre as Boas Práticas das Coetraes, falando sobre a força-tarefa realizada na Bahia, que é constituída pela Auditoria Fiscal do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Conforme dados apresentados, o GETRAE/BA resgatou 89 trabalhadores entre maio de 2017 e agosto de 2018. A maioria dos resgates ocorreram em atividades de plantio de carvão vegetal, construção civil, cultivo de cacau, trabalho doméstico, pecuária e na extração de madeira.

Foi deliberado que os participantes deverão encaminhar Carta-Compromisso aos candidatos aos governos estaduais e à presidência, com o objetivo de pautar o combate ao trabalho escravo durante as Eleições 2018, além de estabelecer um canal direto de diálogo e de acompanhamento entre a sociedade civil e os futuros administradores públicos.

O V Encontro das Coetraes foi realizado com a parceria do Ministério dos Direitos Humanos, Ministério da Justiça, Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime e a União Européia, no âmbito da GLO.ACT (Ação Global para prevenir e combater o Tráfico de Pessoas e o Contrabando de Migrantes) e ainda da Organização Internacional do Trabalho – OIT; Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT/BA) e Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia (Coetrae/BA), além do patrocínio do SAFITEBA e demais instituições.

Veja Também

REVOGAÇÃO REFORMA TRABALHISTA

SAFITEBA coleta assinaturas em apoio ao Projeto de Lei pela revogação da Reforma Trabalhista

No último dia 16/07, na sede da Superintendência Regional do Trabalho no Estado da Bahia ...

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress