Home / NOTÍCIAS / Safiteba participa de eventos alusivos ao Dia do Auditor Fiscal do Trabalho e Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo

Safiteba participa de eventos alusivos ao Dia do Auditor Fiscal do Trabalho e Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo

Dia do Auditor (4)

Almoço, seminário, ato público e lançamento de exposição fotográfica marcaram a semana

O dia 28 de janeiro é o Dia do Auditor Fiscal do Trabalho, instituído pela Lei 11.905/2009; e o Dia Nacional do Combate ao Trabalho Escravo, instituído pela Lei 12.064/2009, ambos em memória aos auditores fiscais do Trabalho João Batista Lage, Eratóstenes Gonçalves e Nelson Silva, e ao motorista Aílton Oliveira que, no exercício de suas funções, foram assassinados em Unaí/MG, no dia 28 de janeiro de 2004, completando em 2018, 14 anos de INJUSTIÇA!!!

26/01: Almoço de confraternização

Apesar de não ter muito o que comemorar, no dia 26/01, no Hotel Mercure, auditores fiscais do Trabalho reuniram-se em um almoço de confraternização em homenagem ao Dia do Auditor Fiscal do Trabalho. Momento de descontração, mas também de reflexão e união contra todas as mazelas que o serviço público vem passando, principalmente o Ministério do Trabalho.

29/01: Seminário sobre Trabalho Escravo

Na tarde do dia 29/01, no auditório da Faculdade de Economia da UFBA, a presidente do Safiteba – AFT Lidiane Barros ministrou palestra sobre “Perspectivas de Combate e Pós-Resgate” do Trabalho Escravo Contemporâneo.

Também participaram da mesa Daniel Jeziorny e Gilca Garcia – professores da UFBA, além de grupos de pesquisas e estudos da universidade (GEPODE, NEC e GEOGRAFAR). Cerca de 70 alunos e convidados estiveram presentes no seminário.

31/01: Ato Público na SRT/BA

No dia 31/01, pela manhã, foi realizado ato público, promovido pela Delegacia Sindical, em frente à Superintendência Regional do Trabalho na Bahia – SRT/BA, para exigir da justiça celeridade na prisão dos condenados da “Chacina de Unaí”. Na ocasião três auditores fiscais do Trabalho e um motorista do ministério do Trabalho foram assassinados quando investigavam denúncias de trabalho escravo na cidade de Unaí/MG.

Os empresários condenados como mandantes do crime a quase cem anos de prisão, recorrem da sentença e continuam em liberdade. Os executores do crime estão cumprindo pena desde 2013.

No encerramento do ato, balões pretos foram soltos em memória dos colegas João Batista Lage, Eratóstenes Gonçalves, Nelson Silva (auditores) e Aílton Oliveira (motorista). Na oportunidade também foi solicitado melhores condições de trabalho para a categoria.

31/01: Exposição fotográfica “Realidade Oculta – Revelando o trabalho escravo no Brasil

A solenidade de abertura da exposição fotográfica “Realidade Oculta – Revelando o trabalho escravo no Brasil”, realizada no dia 31/01, no Salvador Shopping, contou com a participação de representantes de diversos órgãos públicos e de entidades sindicais. O Safiteba foi representado por sua presidente, a Auditora Fiscal do Trabalho – Lidiane Barros. São 16 painéis contendo fotos, textos e mapas que revelam um pouco das ações de combate ao trabalho escravo no Brasil e mais especificamente na Bahia.

A exposição que teve a iniciativa da Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo – Coetrae/Bahia e contou com recursos do Ministério Público do Trabalho – MPT/BA para custear a impressão dos painéis. O Sindicato dos Auditores-Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia – Safiteba também contribuiu financeiramente para realização do evento.

Na solenidade também estiveram presentes o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Luís Carneiro, a superintendente regional do Trabalho na Bahia, Gerta Fahel, o secretário estadual da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, a também secretária do Trabalho, Emprego e Renda do Estado, Olívia Santana, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Marcelino Galo, além de representantes de instituições que integram a Coetrae, como a ONG Avante, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, e o grupo Geografar da Ufba, além do MPT e Safiteba.

Veja Também

livro1

Lançamento do Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador é lançado em Salvador

Acontece hoje (09/04), às 17h no Salão Nobre da Sede Mater da Faculdade de Medicina da ...

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress