Home / NOTÍCIAS / SAFITEBA participa da solenidade de posse do novo Procurador-Chefe do MPT na Bahia

SAFITEBA participa da solenidade de posse do novo Procurador-Chefe do MPT na Bahia

posse

O Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho no Estado da Bahia – SAFITEBA, representado pela sua Presidente – Lidiane Barros, participou da solenidade de posse do novo Procurador-Chefe do MPT na Bahia – Luís Carneiro Filho.

Além dele, outros dez integrantes da Mesa diretora do órgão no estado também foram empossados para um mandato de dois anos. O evento foi realizado no dia 13/11/2017, na sede do órgão, no Corredor da Vitória, em Salvador.

“É com muita honra que assumo esse cargo”, afirmou o novo procurador-chefe. Ele agradeceu aos amigos, familiares, procuradores e servidores, e ressaltou as lutas que o órgão vai travar para defender os direitos dos trabalhadores. “Avançamos, mas ainda há muito o que fazer”, completou, ao referir-se à gestão de Alberto Balazeiro à frente do MPT no estado. O novo gestor também destacou a importância do MPT neste momento do país. “Afortunada é a nação que em momentos de crise dispõe de um Ministério Público forte e atuante”, finalizou.

O procurador-geral do trabalho, Ronaldo Fleury, veio de Brasília para prestigiar a solenidade. Ele deu posse aos novos gestores e relembrou em seu discurso a atuação da gestão anterior do órgão, conduzida pelo procurador do trabalho Alberto Balazeiro, e enalteceu as qualidades da nova gestão. “Para atuar à frente do MPT, são necessárias algumas características que eu sei que são encontradas no procurador-chefe do estado, Luís Carneiro”, declarou. Fleury também falou sobre a nova reforma trabalhista e o papel que o MPT passa a assumir frente aos novos desafios. “Apesar de ser um dia de festa, o direito do trabalhador não tem o que comemorar. Hoje é primeiro dia útil de vigência dessa nova reforma trabalhista que desumaniza o trabalhador” destacou.

Em seu discurso, Ângelo Fabiano da Costa, presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), comentou sobre a felicidade de participar da solenidade e ressaltou que “o procurador-chefe tem papel fundamental na atuação do órgão em cada estado, e eu não tenho dúvidas de que em um momento de tanto retrocesso social, o amigo Luís vai desempenhar com maestria as essas funções”, ressaltou. Ele relembrou ainda a atuação de Alberto Balazeiro à frente do órgão, e falou que a gestão dele é referência para todos os procuradores do Brasil.

O procurador do trabalho, e procurador-chefe do MPT na Bahia nos biênios 2013-2015 e 2015-2017, Alberto Balazeiro elogiou as qualidades de Luís Carneiro, ressaltando que ele é um “exemplo de competência e dedicação”. Balazeiro ainda listou pontos importantes da sua gestão à frente do MPT, como a luta pelos direitos dos trabalhadores e as novas instalações do órgão na Bahia, lembrando da atuação e participação de Luís Carneiro. No fim do seu discurso, Balazeiro relembrou o sentimento de equipe durante a sua gestão e parabenizou a nova gestão.

A mesa da solenidade contou ainda com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargadora Lourdes Linhares, da procuradora-geral de justiça do Estado da Bahia, Ediene Lousado, da superintendente do trabalho, Gerta Fahel, dos vice-procuradores do chefes do MPT na Bahia, também empossados Séfora Char e Marcelo Travassos, do procurador-geral do estado, Paulo Moreno, que representou o governador do estado, Rui Costa, e da procuradora-geral do município, Luciana Lopes, que representou o prefeito de Salvador, ACM Neto. Participaram também da solenidade representantes de diversos órgãos públicos, entidades da sociedade civil, servidores e procuradores do trabalho.

A nova gestão do MPT na Bahia é formada ainda pelos procuradores Séfora Char, vice-procuradora-chefe institucional; Marcelo Travassos, vice-procurador-chefe de gestão; Leticia Vieira, coordenadora de 1° grau; Messias Bulcão, coordenador de 2° grau; e Rachel Freire, coordenadora das PTMs. O coordenador do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) continua a ser Pedro Lino de Carvalho Júnior e o Núcleo de Estágio Acadêmico permanece sob o comando de Cláudio Dias Lima Filho. Integram ainda a equipe Andrea Tannus Freitas, coordenadora de 1° grau substituta; Sandra Marlicy, coordenadora de 2° grau substituta; e Silvia Valença, coordenadora das PTMs substituta.

Fonte: Ascom MPT/BA.

Veja Também

Fazenda flagrada com trabalho escravo na Bahia vai pagar rescisão

Fazenda flagrada com trabalho escravo na Bahia vai pagar rescisão

Os 19 trabalhadores resgatados em situação análoga à de escravos esta semana no sudoeste da ...

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress