QUEM SOMOS

Fundado em 1996, o SAFITEBA – Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho no Estado da Bahia, traz uma história de 40 anos de luta em defesa do trabalho digno. Sua origem data de 1979, com a criação da Associação dos Inspetores do Trabalho no Estado da Bahia (ASINTRA/BA) que, no ano seguinte, foi transformada em AFITRA/BA e, pouco depois, deu origem ao Sindicato dos Agentes Federais da Inspeção do Trabalho do Estado da Bahia.

Dos trinta e cinco colegas Inspetores do Trabalho que se reuniram no auditório da Delegacia Regional do Trabalho, no ano de 1979, para plantar as sementes do SAFITEBA, muitos outros se juntaram e, hoje, temos mais de 185 associados, entre Auditoras e Auditores, ativos e aposentados, e também pensionistas. Mulheres e homens que dedicam suas vidas em defesa de um trabalho digno e que, juntos, formam esse que é o legítimo representante dos AFTs no Estado da Bahia.

Através de um constante e árduo trabalho sindical e político, o SAFITEBA fortalece uma categoria que presta relevantes serviços à comunidade, fiscalizando o trabalho análogo ao escravo, infantil, portuário e aduaneiro, as convenções e contratos coletivos de trabalho, recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), realizando ainda auditorias contábeis e mediando conflitos trabalhistas.

Com o esforço diário dos AFTs lotados na Bahia, as trabalhadoras e trabalhadores, parte mais frágil da relação capital-trabalho, recuperam a autoestima e a dignidade, tendo seus direitos fundamentais inscritos na Carta Universal dos Direitos Humanos respeitados.