Home / QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

O Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho no Estado da Bahia (SAFITEBA) representa a categoria dos Auditores Fiscais do Trabalho (AFT’s) do Estado da Bahia, servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) encarregados de fiscalizar o cumprimento da Legislação Trabalhista, incluindo a área de segurança e saúde do trabalhador, além de combater a exploração pelo trabalho escravo e infantil, todas as formas de discriminação e os acidentes de trabalho, decorrentes da inobservância da legislação específica.

O SAFITEBA foi fundado em 1996. Antes do sindicato, exista a Associação dos Inspetores do Trabalho no Estado da Bahia (ASINTRA/BA), fundada em 22 de outubro de 1979, quando trinta e cinco colegas Inspetores do Trabalho reuniram-se no auditório da Delegacia Regional do Trabalho da Bahia, para fortalecer nossa organização em nível estadual.

Em 1980, a ASINTRA/BA foi renomeada para Associação dos Fiscais do Trabalho no Estado da Bahia (AFITRA/BA), que deu origem ao Sindicato dos Agentes Federais da Inspeção do Trabalho no Estado da Bahia, atual Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho (SAFITEBA).

Trabalhamos sindical e politicamente para defender os interesses de nossos associados e pelo reconhecimento e crescimento da Fiscalização do Trabalho na Bahia e no Brasil. Os contatos com governo e outras instituições resultam em conquistas significativas para a categoria. Muitas lutas estão em curso, contemplando os diversos aspectos da fiscalização do trabalho.

Os AFTs fiscalizam ainda o trabalho portuário e aduaneiro e mediam conflitos trabalhistas, fiscalizam as convenções e contratos coletivos de trabalho, o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e realizam auditorias contábeis.

Os Auditores Fiscais do Trabalho protegem os trabalhadores, que são a parte mais frágil da relação capital/trabalho. Em muitos casos, os trabalhadores recuperam a autoestima, a dignidade e têm respeitados os direitos fundamentais inscritos na Carta Universal dos Direitos do Homem pela atuação dos AFT’s.

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress