Home / NOTÍCIAS / Nova obra da ESMPU aborda segurança e saúde do trabalho

Nova obra da ESMPU aborda segurança e saúde do trabalho

O Brasil é o 3º país do mundo com mais registros de mortes por acidentes de trabalho. O dado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, 2015) abre a publicação recém-lançada pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), “Saúde e Segurança do Trabalho: curso prático”.

O guia é dirigido a procuradores, auditores, juízes, sindicatos, empregadores e trabalhadores e pretende servir de ferramenta de consulta para colaborar com a redução dos acidentes laborais no Brasil. Clique para acessar a obra.

A publicação é dividida em seções temáticas que buscam contemplar as mais graves situações de risco causadoras de agravos e mortes aos trabalhadores brasileiros. Anualmente, são apontadas cerca de 3 mil mortes oficialmente registradas pelo Instituto de Seguridade Social (INSS), estatística também relatada no livro. “Os dados, todavia, representam uma pequena amostra”, revela o texto de introdução da obra. Pesquisa do IBGE em parceria com o Ministério da Saúde estimou 4,9 milhões de casos de acidentes de trabalho, número quase sete vezes superior ao captado pelo INSS.

Com essa amostragem, que passa por setores empregatícios tradicionais e novos no mercado, o guia alerta para o alto nível de inobservância de itens básicos de normas de segurança e saúde no mercado de trabalho nacional, além de reincidência ao amplo desrespeito.

Riscos de queda, teleatendimento (call-centers), setor sucroalcooleiro, aplicação de agrotóxicos, câncer induzido por agentes químicos, mineração, coleta de lixo, abate e processamento de carnes são alguns dos temas encontrados nas seções do guia. A obra foi redigida pelos maiores especialistas do país nos respectivos tópicos, auditores fiscais do Trabalho, professores universitários, procuradores do Trabalho, médicos do Trabalho e engenheiros de segurança do Trabalho. Os organizadores do título são o procurador do Trabalho Ilan Fonseca de Souza e os auditores fiscais do Trabalho Lidiane Araújo Barros e Vitor Araújo Filgueiras.

Apresentando-se como uma boa ferramenta prática, além de estatísticas, a obra traz fotos, quadros, ilustrações e abordagem simples. A ideia é que o leitor tenha condições de identificar as situações de risco e saiba quais medidas devem ser adotadas. O trabalho ressalta a necessária mudança de padrão de atuação das instituições públicas para a promoção da efetividade das normas. Além de tópicos práticos, a publicação também discute definições legais e bases normativas, à exemplo da primeira seção da obra, dedicada ao conceito de grave e iminente risco.

A versão digital da coleção está disponível em formato PDF no portal da ESMPU na internet e pode ser baixada gratuitamente. Os exemplares impressos serão distribuídos aos membros do Ministério Público do Trabalho, às bibliotecas das unidades do Ministério Público e a instituições parceiras da ESMPU. Veja também outras obras da ESMPUVeja também outras obras da ESMPU.

Assessoria de Comunicação
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: ascom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3313-5132 / 5126

Veja Também

FORÇA1

Força-tarefa conclui resgate de lavradores em regime de escravidão em Porto Seguro

Os 39 trabalhadores resgatados em uma fazenda do distrito de Caraíva, município de Porto Seguro, ...

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress