Home / NOTÍCIAS / Ministério resgata dez trabalhadores no Sul da Bahia

Ministério resgata dez trabalhadores no Sul da Bahia

urucuca (4)

Operários eram mantidos em uma fazenda de cacau no município de Uruçuca

Uma ação conjunta entre o Ministério do Trabalho (MTb), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Polícia Federal (PF) resgatou dez trabalhadores, mantidos em condições análogas à de escravo em uma fazenda de produção de cacau, localizada no município de Uruçuca, Sul da Bahia.

Na operação, ocorrida na última sexta (1º), foi constatado que os trabalhadores, alguns acompanhados da sua família, eram mantidos na fazenda sem as mínimas condições de alojamento. Sem acesso à água potável e instalações sanitárias, os operários recebiam por mês valor inferior ao salário mínimo, às vezes correspondente a R$ 500.

Segundo o auditor fiscal do Trabalho, Alessandro de Barros Pazuello, os trabalhadores bebiam água de minadouros ou cisternas na terra e tomavam banho no rio ou lagoa. Os que tinham acesso às instalações sanitárias improvisavam o banho com a água armazenada em baldes, proveniente de uma pequena represa. O auditor também constatou no local que os trabalhadores realizavam atividades de roçagem, plantio e colheita sem equipamentos de proteção individual.

Alessandro Pazuello explica que, durante o resgate, a prioridade foi retirar os trabalhadores da fazenda. “Após providenciar a retirada das pessoas daquela situação degradante, iniciamos o encaminhamento às rescisões desses trabalhadores. Se a empresa quiser contratá-las, vai ter de fazer da forma correta”, afirmou. Ele explica ainda que a empresa será autuada e ainda irá responder na Justiça do Trabalho e na Justiça comum por crime de submeter o trabalhador à condição análoga de escravo.

Fonte: Sucom SRT/BA

Veja Também

Fazenda flagrada com trabalho escravo na Bahia vai pagar rescisão

Fazenda flagrada com trabalho escravo na Bahia vai pagar rescisão

Os 19 trabalhadores resgatados em situação análoga à de escravos esta semana no sudoeste da ...

Deixe uma resposta

Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress